quinta-feira, fevereiro 22, 2024

RETRÔ EXPECTATIVA - 13 ANOS DEPOIS

Fui provocado por uma grande amiga à voltar a escrever neste blog fantasma, e me vi lendo e me revendo em cada linha que aqui deixei. E as ultimas linhas de um texto publicado em 27 de janeiro de 2011 foram justamente onde minha vida estava até aquele momento, bem... Estamos em fevereiro de 2024 e portanto, vou tentar fazer esta retrospectiva de minha vida, o que é muito dificil vindo de um cara esquecido como eu, e tentar rever quem era aquele cara e quem é esse cara de agora. Respondendo à mim mesmo: o campeão brasileiro de futebol de 2011 foi o Corinthians, e o CAP, como mencionado e mal que estava, caiu pra 2ª divisão. Terminei um livro que escrevi e acabei publicando numa editora online, mas nao foi pra frente e esta engavetado junto da continuação (juro que vou terminar um dia). Meu amigo e conviva, acabou casando e fiquei sozinho na saudosa Casa Amarela, onde as quartas feiras eram um eco do que foram as do igualmente saudoso Rancho, e assim o ano passou. Já 2012 foi muito vertiginoso, muitas coisas aconteceram nao so comigo, bem como aos meus amigos que foram casando, formando familia. O ano passou rapido, pois eu mesmo acabei por juntar trapos com aquela que persistiu e resistiu, que fique claro: o merito é todo dela. Depois de Macarena, que até hoje nao sei como isso virou febre musical, tivemos o Gangnam Style, que ficou igualmente chato e repetitivo em todo e qualquer fonte de audio que nao se preze. Tá... teve no esporte o Usain Bolt, eternizando sua velocidade e sua marca que esta registrada até hoje. O campeão brasileiro foi o Fluminense. Estamos em 2013, aqui preciso tentar nao ser uma pessoa depreciativa, mas foi um ano que pra mim, nao precisava nem ter. Se teve algum sinal preparatório, foi o do então Papa Bento XVI pedir pra sair de sua cadeira, ele mesmo ja nao tava vendo o ano com bons olhos...Tive muitos dissabores, me mudei para uma cidade proxima e morar no meu AP, aquele que tinha comprado em 2011 e passamos muitos perrengues. Tivemos bons momentos tambem, claro, mas o intuito eu acho, é tentar me recordar de cada ano... ah: o campeao desse ano foi o Cruzeiro. 2014 foi um pouco melhor, lembro de estar trabalhando em outra area, mas ainda lidando com o publico. Lembro de ter feito uma ação voluntaria na area de esportes e tambem, dos perrengues de chegar em casa, afinal, era epoca de Copa do Mundo e haveira jogos em Curitiba. A Copa? Perdemos de 7x1 pra Alemanha nas semi-finais, que acabou sendo campea. O Campeonato Brasileiro nem conta esse ano, mas vá lá: Cruzeiro. 2015 pra mim está muito nebuloso. Tambem, estavamos num momento de incertezas politicas e comerciais, apesar da copa. Confesso que o ano passou, vivi como deu. Recebi uma proposta de emprego, e no meio das incertezas que estavamos, acabei por aceitar. Lá iria o Tico de novo, encarar o desconhecido. Me desculpem a prosopopeia, mas é dificil lembrar e fazer uma restrospectiva de nos mesmos, ainda mais, quando esse "nos mesmos", sou eu. 2016... uma proposta de trabalho, aceitei e acabei mudando de novo de area, aprender e reaprender a ter resiliencia. Nao vou dizer que foi um ano perdido, pois tudo conta na nossa vida, mas se eu pudesse voltar, nao teria mudado. Entao... saí. Digo, sairam comigo pois notoriamente eu nao devia estar ali. Em 2011 comentei la na primeira retrospectiva, que tinhamos uma presidenta, entao: nesse ano teve o impeachment. Mas no fim desse ano, eu vislumbrei um novo ciclo: o da Fotografia! Conversando com meu amigo Celso Kruger, ele me ofereceu a oportunidade de aprender a nobre arte, e la fui eu, me aventurar por estes caminhos. Confesso que foi um restinho de ano mais otimista. O Campeao foi o Palmeiras. Estamos entao em 2017, e tentando remexer aqui nas gavetas da memoria, lembro de ter reencontrado pessoas, de ter conhecido e convivido com outras tantas. Estava aprendendo e depois, trabalhando com algo que realmente estava me fazendo feliz. Conheci tantas outras pessoas, fui inserido novamente no meio artistico. Ja estava agora mais inserido tambem na fotografia, vendi minha moto e comprei equipamentos. Meus amigos, Celso e Andre me ensinando tudo que podiam e eu, avido por saber, aprendendo. Até um canal no Youtube eu fiz, o Ogro no Fogo, mas como quase tudo que crio... nao termino. Nesse ano, se nao me falha a memoria, nasce tambem minha sobrinha, a Maria Eduarda, que acabou virando durante um bom tempo,uma das minhas modelos fotograficas! Campeao brasileiro foi o Corinthians. Chegamos em 2018 e com ele, mais uma mudança. Fomos entao para um lugar onde se concentrava varias vertentes do audio visual. La conheci e aprendi mais sobre esses seguimentos e fiz amizades para até hoje. Conheci pessoas famosas, como: Frejat, Cidade Negra, Geraldo Azevedo... os pratas da casa como a trupe do Blindagem (que acabei virando fotografo e social midia durante um tempo), Rogeria Holtz e tantos outros que o lugar proporcianava. Pegamos tambem a Pipoca, nossa querida cachorra que até entao, estava abandonada pelas ruas de Sao Jose dos Pinhais, para virar parte da familia. Fomos tambem, ver os Rolling Stones em SP. Sim, eu acho que foi um bom ano. Trabalhei em campanha politica como editor de audio, aprendendo na marra. La conheci pessoas que tambem eram demais. Campeao Brasileiro de 2018 foi o Palmeiras, mas... O CLUBE ATHLETICO PARANAENSE FOI CAMPEAO DA SULAMERICANA! Estamos quase, eu prometo. 2019 veio, como diria meu amigo Reberto - "bem mais ou menos". Começava uma pequena fagulha de um problema que viria se tornar mundial: a COVID19. Era so o começo, mas este problema ja começava a afetar alguns setores, inclusive, o meu. Ja estava trabalhando "por conta" e tambem, trabalhando em varios eventos corporativos como fotografo e justamente, esse era um setor que começava a receber os reflexos de uma, até entao, possivel pandemia. Eventos começaram a ser cancelados, outros, com menos pessoas por restriçoes. Neste meio tempo, voltamos para Curitiba, pois assim facilitava o caminho de nossos trabalhos pois era um caminho longo até nossa casa em SJP. Agora vem a parte do "menos": com as restriçoes, diminuiram os trabalhos e la fui eu, novamente, ter que mudar os planos e rotas da vida. Com tristeza no coração, buscar uma fonte de renda diferente da que até entao, gostava. Mudar, aprender e resiliencia. O Campeao Brasileiro foi o Flamengo, mas o CLUBE ATHLETICO PARANAENSE foi CAMPEAO DA COPA DO BRASIL e da LEVAIN CUP, no Japão. O que até entao era uma fagulha, virou pandemia. 2020 chegava assim: Estava cá eu, em outro trabalho e fico pensando hoje, que vivemos uma epoca em que, depois de adultos, tinhamos hora pra estar em casa. Caminhar nas ruas era uma cena de filme: não se via ninguem, apenas as folhas, cães perdidos, passaros e um ou outro carro aqui e acolá. Foi um tempo barra, pois foi um tempo em que as pessoas estavam morendo pela COVID19, a cada dia, uma noticia chegava, informando que algum conhecido havia sucumbido à doença. Chegamos ao ponto, em que todos estavamos presos dentro de casa, todos apreensivos. Neste ano, bateu-se o recorde de mortes no mundo, um ano triste para muitos. Mesmo nessas condiçoes, o Flamengo foi campeao. Eba! Ja estamos em 2021 e estamos tambem, ainda, com a pandemia! Mas o pior, talvez por assim dizer estava por vir: em 13 de março foi decretado em Curitiba lockdown. Nao era pra sair de casa! Por 10 dias, ficamos trancados em casa, apenas saindo para utilidades restritas. De novo: fico lembrando que estamso vivos hoje e presenciamos este tempo na historia. Não so de mortes vivenciei este ano, teve vida: nasceu minha afilhada, a Juliana. Falando em Historia, sem contar pra ninguem, eu havia me inscrito no vestibular da UFPR em Historia, Memoria e Imagem e contra todos os prognosticos, eu passei! Tormei-me calouro aos 47 anos, mas sem banho de lama pois nao podiam ainda haver encontros com mais de 5 pessoas. E o bom e velho CAP foi novamente CAMPEAO DA SULAMERICANA! 2022 começou um pouco mais leve, ainda estavamos com os reflexos da pandemia, mas a vida voltava aos poucos para uma possivel normalidade. Reencontrei pessoas importantes (eu sei que vc vai ler). Continuava na area que acabei entrando pela força das circunstancias. Meus equipamentos ja havia vendido em 2020, pois foi uma epoca em que muitos tiveram seus salarios reduzidos e com isso, nos tambem sofremos nesta epoca e ainda levamos um calote, (mas deixemos isso para 2020 e voltemos para 2022)! Continuamos os trabalhos, vi o Metallica, e como todo ser inquieto, algo pra mim nao estava bom, nao estava internamente satisfeito. Recebi uma proposta de trabalho (é, de novo) e apos pensar muito e conjecturar com a minha socia, acabei aceitando. Lula é eleito novamente presidente depois de ser preso anos antes. La ia eu, começar 2023 e recomeçar diferente. Palmeiras foi o Campeao. Estamos agora, serio, de verdade, quase no fim! 2023 começo no novo emprego, fico 1 mes, recebo outra proposta, aceito. Novamente, se eu soubesse, nao teria aceitado... Rendeu-me dissabores, fui esculhambado e até difamado, por aceitar apenas o querer o que era melhor financeiramente para variar, pra mim. Mas como cascudo que sou, encaro as turbulencias e sigo em frente, doído, mas sigo. Como toda pessoal normal, encaro as dificuldades e turbulencias que a vida nos apresenta, mas ai vem algo digno de nota: o ano me trouxe um vento mais forte, um que virou um tornado: a descoberta do cancer de meu pai. Foram 45 dias, desde a descoberta por parte da familia, até o sofrimento do tratamento e o descanso eterno dele. Foram poucos dias, mas foram dias terriveis e pesados para todos da familia. Como foi perto do fim do ano, nao tivemos muitos outros momentos em que talvez, possa me apegar e dar um relato historico. Palmeiras, de novo, foi o campeao. Bem, agora vou parar quase que como parei aquelas porcas linhas de 2011, estamos sem pandemia, mas com outras agruras que todo um mundo inteiro tem. O CAP? Ta bem, esteve melhor nos anos anteriores mas, nao como em 2011 onde parei as antigas linhas. Fica aí, vamos ver o que 2024 nos reserva, vai que voce participa comigo, né?

Um comentário:

Anônima disse...

Oh que lindeza!! Morreu?! Doeu?! Você precisa disso, tico (e eu tbm)! A vida nem sempre é fácil, principalmente para nós athleticanos! que bom que sócia foi persistente, eu era muito orgulhosa pra isso e vc tbm! 2024 será mais leve e podemos conversar sempre! Aguardarei atualizações, rapá!