sexta-feira, dezembro 23, 2011

E no fim da noite, o céu é que refletia as aguas, o pescador de estrelas.
Tico Cardinal.

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Enquanto carrego minhas novas memorias, outras me vem como se nao houvessem. Dificil esclarecer os pormenores de fatos que me vem como "flashes" . Para nao parecer clichê, mesmo que o seja, tudo que me acontece agora, nao é diferente do que eu queria, e digo: nao é premeditado! Apenas, acontece, e é serio.
Hoje, moro não sozinho, e com todos que me cercam. Estes que me cercam, são músicos, artistas, amigos, e tudo isto na mesma composiçao que os formam. Hoje, eu tenho um emprego que me paga o que mereço e me proporciona o que sempre desejei, e te garanto: nao é muito! 
Não é muito, no sentido "capital", mas é espiritual! Saiba que é mais do que penso que mereço. Aprendo todos os dias, com o amigo que moro, com a Raiska com seus improperios caninos, com minha namorada e suas presepadas de só ela, e sim, de todos meus outros momentos diarios, como o de hoje, que estamos aqui, esses amigos de alma, compondo uma musica, entre pesosas que pros outros sao novos, mas pra alma, sao eternos. Bebendo nossa cerveja, enquanto planejo as ferias com minha namorada, e de tudo isso que insere,de tudo que isso precisa, eu de digo: não é muito, viu?.

quinta-feira, agosto 25, 2011

Olhar de Chuva

São pingos de chuva que acabam de nascer
Agua que nasce la no céu pra terra beber
Tem dia de Sol que ela gosta de chegar
Menino corre descalço e menina se molhar

Chuveu, chuveu
Iaiá vem se molhar

Chuva é que escolhe onde ela vai cair
Tem noite que ela vem só pra melhor dormir
È no vento que o pingo gosta de voar
Menino joga descalço e menina de dançar

Chuveu, Chuveu
Iaiá vem se molhar.



Cantiga composta olhando pra chuva, autor: Tico Cardinal 25/8/2011 - Tom C

terça-feira, agosto 09, 2011

Olhos sinceros

Ta, voce reclama da vida, das sua contas, muitas, por sinal.

Ate do sinal (!) Eu cheguei em casa, hj, e minha labrador me recebeu da sua melhor maneira! Aquela que so ela tem, daquela, talvez, da mais sincera do mundo. Mas o mais interessante foi, que, no andar de baixo, existe uma gata, do verbo, felino (?) e a mesma me seguiu ate a entrada da minha casa, e independentemente das intençoes ,que só um bicho desses tem, me senti privilegiado. Porque ela veio, e junto do meu “bicho” de estimação, deitou ao lado de minha cadeira, agora. As duas, ocuparam seu lugar aqui dentro de casa, cada qual, dentro do seu limite. Eles me ensinam, a maneira dos que sao como eles, a entender o mundo, a desentender tudo que ja imagino saber.Afinal, pra quem consegue ser tão bem recebido pelos “animais”, boto fé, que estou sendo bem mais humano do que imagino.

terça-feira, julho 26, 2011

Atualizaçao em andamento...

Engraçado, atualizaçao é uma palavra corriqueira na minha atual vida. Digo atual porque a cada dia, sua vida se renova, talvez você não perceba, mas isto acontece, não so em você, mas principalmente a sua volta. E digo engraçado, pois volta e meia, me pego pensando em tudo que aconteceu ate este exato momento, comigo, com meus amigos, com as pessoas que passaram na minha vida, pro bem, pro mal.

Numa conversa com meu amigo, daquelas que so se fala sobre o tempo ou a temperatura ambiente, veio a constatação que faltam apenas 5 meses pro fim do ano, essas coisas. Claro que veio na mente, já estarmos indo pra 2012, e eu, indo pra 38 anos. Não vou falar de como eu era e sou agora, porque será uma covardia, comigo mesmo, mas reparo nas pessoas que conheci, nos caminhos que cada uma delas seguiu em suas próprias vidas e confesso: penso o que fiz da minha!

Conheço pessoas, que como eu, guardam as coisas boas mais tempo do que as outras, mais tempo até daquelas que participaram destes momentos. Porém, esses momentos foram melhores mais pra uns do que pra outros. As vezes me pego ouvindo historias, acompanhando atualizações, de pessoas que já estiveram aqui, tomando uma cerveja comigo, e hoje em dia, são apenas quadradinhos coloridos de uma rede social qualquer, é a vida seguindo como sempre foi, so que agora, online.

O pior, é saber que só assim, independentemente (ufa) da classificação de importância que cada um da ao próximo, que no fim, tudo acontece. E tudo isso acontece, so pra te jogar uma pergunta na cara: quantas e quais personagens são necessárias pra você ser o que é?

terça-feira, junho 21, 2011

o Valor das Coisas

O tempo muda tudo, isso é fato! Sendo assim, as atitudes minhas, suas, deles, mudarão com o tempo, por mais que não se queira, por mais que não se acredite. Aquele que nunca disse “nunca farei isso, não mudarei, sempre serei eu mesmo” que atire o primeiro porta copos de cerveja. Digo isso por que também mudei, não que quisesse ou premeditei, mudei pois tudo muda, até eu.

Mas tem uma coisa, um “modus operandi” que me impossibilita agir de outra forma, quando se trata dos meus amigos, da minha família, da pessoa que eu amo. Eu entendo que, temos que dançar conforme a musica em diversas e diferentes ocasiões, mas meu tratamento, meu pensamento, quando se refere as questões citadas, essas não mudam.

A cada dia que passa, eu venho me deparando com atitudes diferentes das que tenho, e por muitas vezes, me mantive firme em não ter reações das quais, sempre tive nos meus ogros tempos,so pra manter a velha idéia de ser a pessoa que apazigua, mas esta cada vez mais difícil, manter o “ Dr Clyde” que existe em mim quieto por muito tempo. Noto que, para muitos, o que importa, é o que importa pra aquele momento e pronto, que p que importa é o que vale pra aquilo que se vale pra hora e ponto.

Venho me sombreando, há algum tempo, para manter o que quero, pra fixar um objetivo, que até então, acreditava ser o certo, o “caminho”. Porem, tenho me decepcionado com os dias que estão se passando, vejo que, enquanto eu, nunca, de forma alguma, colocaria nada na frente dos valores que citei, vejo que nem todo mundo pensa desta forma. Hoje me fiz a mesma promessa que fiz há muito tempo atrás, que daqui por diante, farei aquilo que me faz bem, agirei da forma que acharei correto sem me importar, como andava fazendo, se será feliz ou agradável pra quem me cerca, pois vi que não vale a pena continuar a apenas eu pensar nisso, e voltarei a seguir o antigo lema: comigo quem quiser, contra mim, quem puder.

segunda-feira, abril 04, 2011

Hoje amanheceu cinza, garoa, como quase sempre em Curitiba, agora ja tem Sol,
como quase sempre em Curitiba. Sem querer, olhei fotografias antigas, minhas,
suas, e como quase sempre, percebi o quanto o tempo passou pra gente.
Engraçado como olhar, pra nos mesmos, e notar o quanto ja mudamos,
e como quase sempre, pra melhor. Hoje nossos sorrisos sao menos criança,
mas também nada forçados, nossos olhares sao menos inocentes, mas também
nada desesperançosos.
Hoje, meus sonhos vao se concretizando, e muitos deles, faziam parte daqueles
tempos, das fotos, sabe? E hoje estão aqui, perto, os sonhos, a concretizaçao deles,
e pra completar, voce!



Para se ler ouvindo Jose Gonzalez-Heartbeat

terça-feira, março 01, 2011

Metamorfose


Abriu os olhos, a dor de cabeça, bem acima dos olhos, foi a primeira lembrança do que fora a noite anterior,a proxima, foi o leve perfume ainda presente no quarto. Entao nao foi imaginaçao, pensou ele...Leia o resto em http://www.bookess.com/read/20636-metamorfose/

quinta-feira, janeiro 27, 2011

RETRÔ ESPECTATIVA

O ano de 1973 no Brasil estava sob o governo Médice, no auge do regime militar.. A moda era a calça boca de sino.. O ídolo esportivo, Emerson Fittipaldi. Na vitrola, rodavam os Secos & Molhados. Os Beatles lançavam Sgt Peppers, o Led Zeppelin mandava oThe House of the Holly. Outro emblemático disco de 1973, gravado em Londres, foi “Dark Side of the Moon”, do grupo Pink Floyd. O Campeonato Brasileiro de Futebol em 1973 teve um bi-campeão: o Palmeiras. E em Novembro de 1973, eu caí nesse Planeta Azulzinho. Minha infância, ou o começo dela, eu lembro da praia onde nasci, das tardes com minha mãe, dos motoqueiros andando em grupos, o que pode ter influenciado meu gosto. Lembro do inverno em Santos,se é que tinha, depois fui descobrir que não!
Lembro que uma vez, iria ter uma certa eleição, e eu, molequinho que era, contei pra vizinha em quem meus pais votariam. Levei um beliscão e minha mãe desconversou e eu não entendi o porque, afinal, eu so falei o que ouvi em casa! Era o quase fim da ditadura, mas os resquícios estavam por ali, e so fui dar conta disso bem depois. La por 1985 viria as Diretas Já e nossa mudança pra Curitiba.
Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1984. Em 1985 Tancredo Neves, assume a presidência do Brasil, pra depois morrer meio que, misteriosamente. Lembro de ter visto um pessoal apontando pra cima e gesticulando. Os óvnis estavam la, brilhando, mudando de cor e marcando aquele maio de 1985 . Roque santeiro, colocava já seus jargões na população, Armação Ilimitada me fazia ficar na frente da TV e o campeão brasileiro tinha sido o Coritiba, que ate hj ninguém sabe como,afinal,foi contra o Bangu, time esse dispensa comentarios.
Passaran-se mtas coisas na vida deste escriba, desde aquele Novembro de 1973, a adolecencia, namoros que foram longos demais, amigos que perdi demais, e a partir de 1994 minha vida começa a mudar, volto a ser apenas um cara com a idade que tinha, com as coisas da vida pra idade que tinha.
O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1996 foi vencido pelo Gremio, os mamonas caíram, amigos que firmei de ate hoje, meu amigo Topa conheceu a mulher dele,num fatídico final de semana, que eu levei ele pra casa da família na praia, teve o ET de varginha, PC Farias queimado no arquivo, e peguei férias da então empresa que eu trabalhava como digitador.Ano de 1996, Dezembro, Férias pegas, meu amigo Omar, que iria junto na trip, decidiu comprar o Taborda, seu Passat 77 marrom bosta, e ficou aqui e la fui eu, de mochila e prancha debaixo do braço rumo ao litoral. Sozinho na empreitada, resolvo parar a noite num bar de surfistas que tinha na época e encontrei um velho amigo, resultado: so voltei em 1998!
Anos depois, eu já morava de novo em Curitiba,voltei pra casa, sai e fui morar sozinho, com meia duzia de sacolas de roupas, meu violao e minha moto, mais precisamente no Rancho do Jacques, no qual fiquei de 2004 a 2009, quando o relatado Jacques resolveu parar de morar com dois loucos e morar so com uma, digo, com sua atual esposa. Esse tempo no Rancho foi muito louco, era uma republica dos desmiolados, tanta coisa aconteceu nesse lugar que o dono, depois que nos mudamos, resolveu demolir o lugar pra não cair na besteira de acontecer tudo de novo. Viemos então, eu, Reberto e Raiska pra Casa Amarela. Não é mais aquela loucura toda, mas nos damos o luxo de movimentar as vezes as estruturas do lugar.
Agora, 2011, temos uma Presidenta, o Cap ta mal das pernas, to trabalhando honestamente e autonomamente, comprei um Ap de sócio com a Taty, fiz mais amigos, com boas esperanças pro futuro. Não sei quem vai ser o campeão brasileiro, e tirando o que aconteceu no RJ, o ano mal começou portanto, nada de muitos dados pra contar. A única certeza é que estamos aí,
MANDANDO BRASA!